29 ago 2018

O que uma viagem técnica pode proporcionar ao profissional do agronegócio?

As viagens técnicas no setor agro ampliam as perspectivas e permitem ao profissional acumular experiências que possam enriquecer o dia a dia no campo, que é repleto de desafios, não é mesmo?

A necessidade de aprimoramento surge a partir desse cotidiano laborioso, onde é preciso incorporar conhecimentos específicos para vencer as intempéries e garantir as boas colheitas.

Para conhecer os benefícios que uma viagem técnica pode proporcionar, continue a leitura.

Afinal, o que é uma viagem técnica?

Bem, uma viagem técnica é uma jornada que envolve atividades programadas e que são caracterizadas pelo contato com procedimentos técnicos, para promover um conhecimento específico.

Para exemplificar, podemos considerar como viagens técnicas a participação de um grupo em feiras, congressos, seminários, instituições públicas ou privadas, institutos de produção, eventos e no caso do setor agro, visitas a fazendas produtivas.

De modo geral, o principal objetivo de uma viagem técnica é promover a integração entre o conhecimento teórico e a prática, além da própria interação ao grupo.

Além disso, no setor do agronegócio, as viagens técnicas proporcionam uma troca de conhecimentos entre os diferentes setores que integram a cadeia produtiva.

A saber, esses setores podem ser: indústrias, agricultores, pesquisadores, distribuidores, cooperativas ou fornecedores.

Benefícios de participar de uma viagem técnica

Como já mencionamos, o ponto de partida para as viagens técnicas é a possibilidade de implementação de conhecimentos voltados aos resultados.

Assim, ela é sempre um vínculo entre os que desejam compartilhar conhecimentos e os que desejam aprender.

Por isso, o principal diferencial de uma viagem técnica é a aquisição de conhecimento.

Nenhum viajante volta o mesmo depois de participar de uma imersão de cultura que permite acompanhar de perto experiências que podem agregar valor no cotidiano.

Mas, para que seja possível perceber como a viagem técnica é vantajosa, listamos alguns benefícios.

Vamos conhecê-los?

1. Compartilhar visões e somar experiências

O ofício de lavrar a terra, cuidar do gado ou executar outras tarefas do campo, além de contar com uma pitada de desafio, também envolve um certo isolamento.

O fato de estar incorporado a um grupo, mesmo que por um curto período, proporciona a possibilidade de reconhecer nos outros as próprias dificuldades.

Na prática, essa troca permite identificar soluções e enxergar os desafios com outras perspectivas, além de somar conhecimentos e multiplicar possibilidades.

2. Coletar informações importantes

Entrar em contato com novas técnicas ou até mesmo, com novas formas de operar atividades que antes pareciam bem desafiadoras proporciona um aprendizado prático e também efetivo.

3. Compreender que faz parte de uma cadeia produtiva

Ao conhecer todas os processos envolvidos em uma cadeia produtiva, o viajante percebe que está inserido num todo e essa percepção contribui para a compreensão da grandeza de cada uma dessas partes.

Assim, as tarefas do campo se tornam mais significativas.

4. Visitar feiras

As feiras são sempre uma fonte que jorra inovação e tecnologia antes inimaginadas.

A tecnologia vem ganhando espaço no campo e alterando processos produtivos e por isso, segue conquistando adeptos.

Ao ter contato com essas inovações, o profissional do agronegócio pode investir em tecnologias que facilitam suas atividades, reduzindo riscos.

5. Vivenciar hábitos locais

Ao adentrar no cotidiano da cultura de outro país, o viajante reconhece diferenças e vivencia a realidade com uma nova ótica, percebendo maneiras inusitadas para lidar com os problemas.

Essa imersão cultural reduz preconceitos e promove uma amplitude de horizontes.

Por fim

As viagens técnicas funcionam como um grande curso a céu aberto.

Além de todas as vantagens que foram mencionadas, o viajante faz o caminho de volta com uma bagagem de conhecimento que só tem a agregar.

Ao retornar e acordar novamente na sua rotina, o profissional terá novos conhecimentos, técnicas e ferramentas e com certeza, está apto para fazer a diferença.

Interessado em participar dessa experiência?

Descubra agora os roteiros imperdíveis que a TNT tem para você

Voltar ao topo